Chegar aos 18 anos, tirar a carta e, possivelmente, chegar ao primeiro carro o quanto antes. Que jovem não tem esse sonho?

Por mais que pareça simples, conquistar o primeiro automóvel no início da fase adulta é uma tarefa muito mais complicada do que parece. Por estarem no início de suas vidas profissionais, muitas vezes eles não possuem um poder de compra elevado – a não ser que contem com o complemento de renda dos pais.

Sem falar que há muitos casos de pessoas que já tiraram carta há um bom tempo, mas não tiveram a oportunidade de comprar o primeiro carro, seja por estabelecer outras prioridades ou pela dificuldade de se organizar financeiramente.

Nesse momento, o consórcio pode ser um grande aliado, porque permite comprar de forma parcelada, sem os juros do financiamento e com valores que cabem em seus orçamentos.

Pelo atrativo de preço, e até mesmo por conta de alguns benefícios, os carros populares acabam sendo os favoritos para quem pretende adquirir seu primeiro automóvel.

Importante lembrar que carros populares não necessariamente são ‘fracos’; também têm design cool, utilidades invejáveis e muitos benefícios que concorrem com modelos mais caros.

Carros mais baratos

Por muitos anos, a lista dos 10 carros zero km mais baratos do Brasil não contavam com valores inferiores a R$ 30 mil. Com o passar dos anos, as montadoras perceberam que havia a necessidade de oferecer modelos mais em conta e passaram a produzí-los em massa.

Na linha 2018, por exemplo, já é possível encontrar veículos com valores a partir de R$ 26 mil – praticamente o valor que se paga em um seminovo.

Para te ajudar na empreitada de comprar o primeiro carro – ou o carro seguinte – preparamos uma lista de 11 veículos zero km mais baratos. É possível fazer uma simulação de consórcio com o valor de cada um deles neste link.

1 – Chery QQ Smile

Chery QQ Smile, modelo de 2018 vendido a partir de R$ 25.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 3 cilindros – 75 cv
Valor: a partir de R$ 25.990

A versão de entrada Smile é vendida pelo preço de R$ 25.990, mas é bem simples: não vem com ar-condicionado. Entretanto, possui direção hidráulica, além de limpador de vidro traseiro e travas elétricas.

Entre os itens de série, possui rádio com USB, vidros elétricos e computador de bordo.

Quem procura mais comodidade para este modelo, pode ir atrás da versão Look, complementado por adicionais que incluem ar e vidro elétrico. Este modelo, entretanto, sai por R$ 31.290.

2 – Renault Kwid

Renault Kwid possui valor de entrada de R$29.990 (2018)
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 3 cilindros – 75 cv
Valor: a partir de R$ 29.990

O novo queridinho da Renault tem a versão de entrada Life, que conta com airbags frontais e laterais. Possui também o sistema Isofix, que permite ajustar melhor as cadeirinhas das crianças.

Além disso, o veículo já vem pronto para instalar rádio e tem desembaçador do vidro traseiro, ajuste interno dos retrovisores, para-choques na cor do veículo, maçanetas e retrovisores pretos, porta-malas com abertura interna, cintos com ajuste de altura e encostos de cabeça laterais traseiros.

Por ser um modelo recente, o Kwid ainda não possui uma versão com adicionais.

3 – Fiat Mobi Easy

Fiat Mobi Easy vem com valor de entrada de R$ 33.700
Crédito da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 4 cilindros – 75/73 cv
Valor: a partir de R$ 33.700

O motor 1.0 Fire do Fiat Mobi Easy promete boa potência para a categoria. A versão de entrada, porém, tem o básico do básico: falta ar-condicionado, direção hidráulica e diversos adicionais.

Entre os itens de série: calotas, “brake light”, apoios de cabeça traseiros, banco traseiro bipartido e tampa do porta-malas em vidro.

Para quem procura por mais conforto no modelo, vá atrás da opção Like, que vem com ar, direção, vidro e trava elétricos. No entanto, essa versão do Mobi custa cerca de R$ 40 mil.

4 – Volkswagen Gol Trendline 2 portas

A versão mais básica do Gol é o Trendline 2 portas, que custa R$ 36.550
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 3 cilindros – 82/75 cv
Valor: a partir de R$ 36.550

Já se foi o tempo em que o Gol era a primeira opção de carro popular. Além de ter optado por incrementar mais o clássico, a Volkswagen também trouxe novas opções de básico com o lançamento do Up!

Mas, quem ainda tem vontade de ter um Gol na garagem, pode optar pela versão mais básica, de 2 portas. Não tem ar-condicionado; para incluir na versão básica, é preciso acrescentar R$ 3.010 no valor total do Trendline.

5 – Jac J2 Pack 1

O JAC J2 Pack 1 tem valor de entrada de R$ 36.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.4 de 4 cilindros – 113 cv
Valor: R$ 36.990

A versão de entrada do JAC J2 vem apenas com direção elétrica, trava elétrica e volante com regulagem de altura.

A partir de R$ 38.990, é possível adquirir uma versão mais completa do J2, com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio, vidros elétricos, limpador e desembaçador traseiro.

6 – Lifan 530

O Lifan 530 pode ser adquirido a partir de R$ 37.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.5 de 4 cilindros – 103 cv
Valor: R$ 37.990

O sedã zero km mais barato do mercado tem diversos itens de série que empolgam, mesmo em sua versão mais básica: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré, fixação Isofix e rádio.

Por ser um carro mais pesado, sua versão 1.5 tenta compensar a robustez. Não chega a ser um forte competidor na categoria, mas tem boa relação custo-benefício.

7 – Volkswagen Take Up!

A nova versão do Up!, da VW, custa a partir de R$ 37.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 3 cilindros – 82/75 cv
Valor: R$ 37.990

Com o sucesso do modelo, a Volkswagen repaginou o Up!, com novo design de para-choque, grade dianteira e novas lanternas. Por dentro, o modelo também ganhou novo acabamento.

Seus itens de série são: calotas, banco do motorista com regulagem de altura, suporte para celular, chave canivete, limpador e desembaçador traseiro, apoios para cabeça traseiros e fixação Isofix.

Todas essas mudanças acabaram tirando o Up! das primeiras opções de modelos zero km mais em conta. Por isso, o Take Up! pode ser considerado caro: por R$ 37.990, ele não vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas – a não ser, claro, que você faça um upgrade.

De qualquer forma, o Up! continua sendo uma boa opção, por ser um dos mais econômicos da categoria em relação ao combustível.

8 – Chery Celer Hatch

O Chery Celer Hatch é comercializado a partir de R$ 38.490
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.5 de 4 cilindros – 113 cv
Valor: R$ 38.490

Este modelo da Chery inclui diversos itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio.

A montadora chinesa criou esse modelo para competir diretamente com o HB20, da Hyundai, e sai em vantagem no fator preço: afinal, o Celer é até R$ 10 mil mais barato que o concorrente coreano.

9 – Jac J3S Pack 1

O modelo JAC JS3 custa a partir de R$ 39.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.5 de 4 cilindros – 127 cv
Valor: R$ 39.990

Os 127 cv deste modelo hatch, somados ao espaço interno e ao bom acabamento, são uma boa vantagem, comparado aos concorrentes da categoria.

O JAC J3S não tem calotas nem rádio, mas compensa com alguns itens de série: vidros e travas elétricos, ar-condicionado e direção hidráulica.

10 – Nissan March 1.0 Conforto

O Nissan March Conforto é comercializado a partir de R$ 39.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 3 cilindros – 77 cv
Valor: R$ 39.990

O modelo hatch popular da Nissan tornou-se um queridinho pelos consumidores, principalmente por seu design interno, que é uma boa vantagem.

No valor, o Nissan March compete com o J3S, da JAC, mas ganha no quesito consumo de combustível.

Seus principais itens de série para a versão de entrada são ar-condicionado e direção elétrica.

10 – Kia Picanto

Kia Picanto sai pelo valor de R$ R$ 40.990
Créditos da imagem: Divulgação

Motor: 1.0 de 3 cilindros – 80 cv
Valor: R$ 40.990

O motor de 3 cilindros do Kia Picanto faz dele um modelo potente para a categoria. Por se tratar de um subcompacto, tem pouco espaço interno e nos porta-malas.

A versão de entrada agrada pela variedade de itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, banco traseiro bipartido, rádio com Bluetooth, volante multifuncional e Isofix.

***

Ter o primeiro carro é menos burocrático do que você pensa. Faça uma simulação no nosso site e inscreva-se na nossa newsletter para acompanhas as novidades do blog.

Escreva um comentário