Você sabia que mais de 90% das pessoas que fazem dietas restritivas voltam a engordar? Parece exagero, mas não é. Apesar do crescimento do mundo fitness, ainda é baixo o número de pessoas que sabe como emagrecer com saúde e manter os resultados a longo prazo.

Em um cenário assim, com o efeito sanfona (ganhar e perder peso constantemente) em alta, é comum que as pessoas recorram a procedimentos cirúrgicos para tentar emagrecer. No entanto, existem algumas práticas e hábitos que fazem com que tudo isso possa ser evitado.

Ficou curioso para saber como emagrecer de forma saudável? Então, continue a leitura!

Pratique exercícios diariamente

A prática de exercícios oferece várias vantagens para a saúde: reduz dores, melhora o condicionamento físico, aumenta o vigor, previne o aparecimento de diversas doenças, ajuda na queima de gordura, entre outras coisas.

Só que isso não é segredo para ninguém, não é mesmo? No entanto, os exercícios têm mais uma vantagem: a musculação favorece o aumento do metabolismo basal. Em outras palavras, quanto mais músculos você tem, mais calorias você gasta, mesmo estando parado.

Tenha uma dieta equilibrada

Somado aos exercícios, a alimentação saudável é outro fator que impacta positivamente na perda de peso. Cada pessoa tem uma quantidade correta de calorias, macronutrientes e micronutrientes que precisa ingerir. Isso precisa ser respeitado para que o organismo funcione como deveria.

A grande verdade é que podemos comer de tudo, desde que o façamos de forma moderada. Além disso, substituições são sempre bem-vindas. Em vez de comer a mandioca frita, por exemplo, que tal optar pelo alimento apenas cozido?

Faça acompanhamento com nutricionistas

Quem vai lhe orientar acerca da quantidade de calorias que você precisa consumir diariamente é o nutricionista. Ele fará sua avaliação física, teste de bioimpedância (análise da estrutura corporal, quantidade de músculos e percentual de gordura) e montará uma dieta feita sob medida para você.

Essa dieta vai mudar junto com seus hábitos. Pessoas que fazem musculação, por exemplo, precisam aumentar a ingestão de calorias à medida que ganham mais músculos.

Estabeleça metas a longo prazo

Emagrecer é um processo trabalhoso e longo. Ninguém perde peso da noite para o dia. Sendo assim, é preciso criar metas, pois elas facilitam o acompanhamento do seu progresso e ajudam você a saber que está indo pelo caminho certo.

No entanto, não é adequado criar objetivos baseados em seu peso. Quando fazemos exercícios físicos, existe uma grande chance de ganharmos massa magra e perdermos massa adiposa (gordura). Isso faz o nosso peso aumentar na balança, mas na frente do espelho nos vemos mais magros. Sendo assim, faça seu acompanhamento por meio de fotos e estabeleça metas baseadas no seu percentual de gordura.

Além de seguir essas dicas, tenha mais uma coisa em mente: não adianta aprender a como emagrecer e fazer de tudo para perder peso, mas depois de atingir seus objetivos voltar à vida que tinha antes. É preciso cultivar bons hábitos e adotar um novo estilo de vida. Só assim os resultados serão permanentes.

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