fbpx

Muitas pessoas se sentem incomodadas com alguma parte do corpo e isso pode acontecer até mesmo com crianças em fase escolar, quando sofrem bullying por alguma característica física em particular. As chamadas orelhas de abano podem causar aborrecimento nessa idade. Por isso, uma cirurgia na orelha realizada no paciente ainda criança pode ser uma boa opção.

Pais apreensivos com o contentamento dos filhos podem recorrer a esse procedimento. A cirurgia na orelha é simples e pode corrigir diversas imperfeições. Além disso, cirurgias plásticas hoje em dia já não são mais financeiramente restritas e vale a pena se informar mais sobre o assunto.

Saiba como acontece a otoplastia, a cirurgia que corrige as imperfeições das orelhas. Neste texto, vamos explicar quais são os procedimentos, quem pode fazer e outras informações. Continue a leitura para saber mais!

A cirurgia na orelha

A otoplastia ou cirurgia na orelha, como é mais conhecida, pode ser realizada para corrigir desde imperfeições pequenas até casos mais graves, quando as orelhas causam grande incômodo para o paciente. O procedimento pode diminuir deformidades, quando uma orelha é diferente da outra; corrigir orelhas de abano e reparar orelhas mal formadas, desde o nascimento ou por meio de algum trauma.

Se o paciente ainda for criança, é indicado que o procedimento aconteça depois dos 6 ou 7 anos, quando as orelhas já se desenvolveram por completo. Mas a idade mínima pode variar de acordo com a cartilagem da orelha. Em alguns casos, pode ser interessante que a criança receba acompanhamento psicológico antes da cirurgia.

O procedimento cirúrgico dura cerca de duas horas com o paciente sedado e anestesiado — anestesia local para jovens e adultos e geral para crianças. O processo é simples: um pequeno corte é feito atrás das orelhas, por onde é retirada a pele e a cartilagem em excesso. Em seguida, liga-se novamente a orelha, por meio de pontos internos.

Procedimento pré-operatório

Depois de se consultar com um cirurgião plástico de confiança, o paciente deve decidir se realmente vai realizar o processo. Em caso afirmativo, alguns exames habituais são necessários, como exame de sangue, coagulograma e eletrocardiograma. No dia da cirurgia, é mantido jejum de 8 horas, sem ingerir medicamentos, inclusive.

Procedimento pós-operatório

O tempo de internação costuma variar de 8 a 12 horas, dependendo de cada caso. Os primeiros curativos são retirados 24 ou 48 horas após a cirurgia, pelo cirurgião responsável. Já em casa, o paciente deve usar uma faixa de compressão na cabeça para que as orelhas sejam corrigidas, retirando apenas na hora do banho. Esse processo leva cerca de 30 dias.

Quando o procedimento é realizado em crianças, é importante que o paciente se resguarde por cerca de uma semana, evitando ir à escola. Se o caso for simples, três dias já podem ser suficientes. Recomenda-se evitar atividades esportivas por 30 dias. Pacientes que usam óculos poderão usar os acessórios normalmente, desde que a haste não comprima a cicatriz, atrás das orelhas.

O resultado

Os primeiros efeitos da cirurgia na orelha poderão ser observados cerca de 15 dias após o procedimento, quando as orelhas começam a desinchar. Porém, o resultado só será percebido completamente após seis meses, quando a região está totalmente desinchada. A cicatriz fica praticamente escondida na dobra atrás da orelha.

O valor

O procedimento custa em média R$ 4.000,00, podendo variar de acordo com cada caso. Esse valor inclui equipe médica, internação e materiais usados na cirurgia. O SUS ainda não realiza esse procedimento para fins estéticos, apenas em casos em que as orelhas causem transtorno psicológico ao paciente.

A otoplastia é uma cirurgia na orelha simples e de recuperação rápida. Pode parecer um procedimento simplesmente estético, mas com certeza será importante para a autoconfiança do paciente. Saiba escolher a equipe médica com atenção e respeitar os procedimentos pós-operatórios para que o resultado seja levado para a vida toda.

Quer receber conteúdos como este em primeira mão? Assine nossa newsletter! Você terá acesso a dicas incríveis para tirar seus sonhos do papel e realizá-los com total segurança!

Escreva um comentário