fbpx

Fazer festa de aniversário para criança é um dilema para muitas famílias. Embora, na maioria das vezes, os pais estejam certos sobre uma comemoração, ao se aproximar da data vários questionamentos são levantados.

Essa dualidade de opiniões é normal, ainda mais se considerarmos tudo o que envolve uma festa infantil, financeira e logisticamente. De fato, é uma decisão que não se deve tomar antes de uma detalhada análise.

Sendo assim, para ajudar nessa tarefa, apresentaremos razões pelas quais você deve fazer uma festa para criança e os cuidados necessários antes de tomar a decisão. Acompanhe e boa leitura!

Razões para realizar festa de aniversário para criança

A seguir, apresentamos motivos pelos quais você deve optar pelo sim e realizar a tão sonhada festa para o seu pequeno.

Simbolismo

Logicamente, quando você realiza uma festa de criança, com certeza já sabe que o aniversariante não aproveitará por completo o evento. Nos três primeiros anos de vida, a criança não tem discernimento suficiente para entender tudo o que está acontecendo.

Contudo, a verdade é que o simbolismo naquele momento é muito importante. Comemorar o primeiro ano de vida de um filho é algo que ficará para sempre na história da família. Então, por si só, uma festa por esse motivo já vale muito a pena.

Socialização

Certo, sabemos que as crianças não entendem completamente a razão de uma festa. Todavia, ao criar uma comemoração de aniversário, os pais dão a chance de seus filhos se socializarem com os amigos e outras pessoas da família.

Essa interação é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e ajuda as crianças a criarem e fortalecerem laços afetivos. As festas já servem como ensaio ou preparação para o que elas encontrarão nas creches e/ou escolas — quanto maior o contato com outras crianças antes desse período, mais fácil ficará.

Fortalecimento de laços

Quando se comemora o aniversário de um filho, isso não é importante apenas para as crianças: também é essencial para os pais. A celebração é a representação de que o casal tem forte laço e de que isso durará para sempre.

Cuidados antes de decidir por uma festa de criança

Esses não são os contras, mas os pontos que você deve analisar antes de optar por uma grande comemoração. Confira:

Orçamento financeiro

Ninguém deve se endividar com uma festa infantil. Então, se você está tendo dificuldade em pagar as contas, não vale a pena arriscar e realizar uma comemoração formal. A paz financeira vale muito mais do que bolo ou sorvete, e há muitas outras maneiras de fazer o dia parecer especial.

Extensa lista de convidados

Se você não consegue descobrir como reduzir diplomaticamente a sua lista de convidados a um número mais gerenciável, considere ignorar a festa e optar por uma celebração alternativa. Inicialmente, isso pode não parecer um problema, porém, em cima da hora, esse detalhe pode ser a sua principal dor de cabeça.

Completa mudança de rotina

Muitas pessoas têm uma rotina apertada e cansativa. Planejar e executar qualquer comemoração exige bastante cuidado. Todavia, nem todo mundo pode se dar ao luxo de parar ou diminuir o ritmo para pensar em um evento tão importante.

Se uma mudança de rotina para a realização da festa significa comprometer projetos essenciais para a sua vida ou da sua família, em contextos financeiros, profissionais ou sociais, então a opção pelo sim pode não ser a mais correta.

Consórcio de Serviços para Festas
Simule e saiba como pagar sua festa

Enfim, uma festa de aniversário para criança é, sem dúvida, algo que foge da normalidade. Por ter muitas diretrizes envolvidas, tanto racionais quanto emocionais, a decisão pura e simples não existe. Sendo assim, analise as informações apresentadas e tome a melhor decisão para você e o seu pequeno.

Não deixe de curtir a nossa página no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro das nossas novidades.

Escreva um comentário