fbpx

Uma dúvida da maioria dos noivos e noivas é saber se contratam ou não um cerimonial de casamento. Afinal, da festa mais simples a mais sofisticada, há diversos detalhes que devem ser observados — e um evento de sucesso necessita de planejamento.

Porém, saber se vale a pena ou não chamar uma empresa para ordenar tudo requer uma análise da real do evento. Assim, é possível evitar qualquer prejuízo.

Para auxiliar na decisão, elaboramos este artigo abordando os principais aspectos que devem ser considerados. Acompanhe para saber mais!

Entendendo o serviço de cerimonial de casamento

O cerimonial de casamento é um conjunto de procedimentos e formalidades que deve ser seguido de maneira organizada e harmoniosa.

Todo o processo envolvido no evento é conduzido por um cerimonialista, profissional graduado em Relações Públicas ou Técnico em Eventos.

Funções do cerimonialista

As principais responsabilidades desse especialista é organizar, orientar e fiscalizar o evento do início ao fim. Para tanto, dispõe de conhecimentos teóricos e práticos sobre planejamento, gerenciamento de projetos, gestão de eventos, organização, liderança de equipes, entre outros.

O profissional realiza reuniões com os noivos para apurar suas preferências. A partir desses encontros, orienta e atua nos seguintes aspectos:

  • locais para a realização do casamento;
  • escolha do buffet;
  • decoração da festa;
  • checagem do cumprimento do contrato;
  • acompanhamento de serviços selecionados para o evento;
  • organização dos convidados no salão.

No dia do casamento, o cerimonialista coordena a equipe de filmagem e fotografia, recepciona e organiza a entrada dos convidados na igreja e no salão e garante suporte geral aos noivos.

Decidindo sobre a contratação

Entender a relação custo-benefício desse serviço depende de vários fatores. A quantidade de convidados, o local do evento e as preferências dos noivos quanto a cardápio e banda, por exemplo, são alguns dos principais aspectos que definem a necessidade ou não desse tipo de intervenção na festa.

O principal aspecto positivo do cerimonial é que uma assessoria especializada poupa tempo, evita erros e resolve qualquer situação que os noivos normalmente não costumam prever.

O serviço pode ser completo, presente em toda a fase de preparo para o grande dia, ou pontual, apenas para a hora da festa de casamento.

Quando os noivos já contam com bons fornecedores e o evento tem menos de 120 convidados, a contratação somente para a data da festa é bem vantajosa, por ter um custo mais baixo.

Dicas para a escolha do melhor cerimonial

A definição da empresa deve ser cuidadosa. Observar diferentes aspectos é essencial para ter a certeza de que o serviço oferecido é o mais vantajoso. Veja a seguir, o que precisa checar:

Verifique a sua disponibilidade financeira

Confira se a despesa com a cerimônia cabe no orçamento, para evitar dívidas que possam pesar nas despesas mensais.

Faça pesquisas sobre prestadoras de serviço

Comece perguntando para amigos e familiares e, também, verifique na internet se há reclamações com relação às empresas. Se houver, descubra se foram resolvidos facilmente.

Reúna-se pessoalmente com os coordenadores

Agende uma reunião presencial com os responsáveis para uma melhor avaliação do profissionalismo e da seriedade da equipe.

Solicite o portfólio do cerimonialista e questione sobre a experiência da empresa no mercado, bem como sobre quantidade de eventos por dia e estratégias para resolver imprevistos.

Analise os pontos positivos e negativos dos cerimoniais

Considere a experiência da empresa no mercado e as impressões de outras pessoas. Não vá somente pelo preço mais em conta, pois dificilmente pode-se obter um serviço de excelência a preços muito abaixo do mercado.

Estude as propostas

É fundamental apreciar as proposições com calma. Elas devem conter informações específicas sobre o cerimonial, desde o preço até os detalhes de execução.

E se a decisão for positiva, antes de assinar o contrato, analise as cláusulas, para verificar se estão conforme com o combinado. Caso exista algum termo jurídico desconhecido, consulte um advogado.

Tomando esses cuidados, é possível contar com o assessoramento de um bom cerimonial de casamento e garantir sucesso no evento. A decisão de contratar ou não esse serviço não deve depender só de tendências, mas considerar as prioridades do casal.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais —  Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube — e acompanhe as atualizações!

Escreva um comentário