A tendência em cerimônia e festa de casamento é que sejam realizadas em um mesmo local. São vários os motivos para essa preferência, desde a facilidade de locomoção até a economia com gastos em decoração.

Como em qualquer outra opção, sempre nos deparamos com vantagens e desvantagens que devem ser analisadas. Neste artigo, vamos comentar sobre os prós e contras dessa decisão e dar algumas dicas para realizar uma celebração inesquecível. Confira!

Analisando a melhor opção para a cerimônia e festa de casamento

A realização dos eventos no mesmo local é uma opção que requer análise cuidadosa e deve levar em conta diferentes fatores. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

Redução de custos

Realizar a cerimônia e a festa de casamento num mesmo local proporciona economia, pois evita gastos duplicados com decoração, serviços de cerimonial e custos com deslocamentos.

Facilidade de locomoção

Essa opção facilita a locomoção dos noivos e convidados. Com isso, proporciona mais tranquilidade e comodidade a todos, além de aumentar a quantidade de comparecimentos e a redução de atrasos.

Possibilidade de fazer uma grande celebração

Com a redução dos custos obtidos, é possível aproveitar parte das economias que seriam destinadas a um segundo espaço para investir numa grande celebração num só local.

Dessa forma, é viável pensar em numa festa com decoração mais requintada; na contratação de uma boa banda de música e, até mesmo, em um cardápio mais sofisticado.

Flexibilidade na cerimônia

A forma como a cerimônia será conduzida e o celebrante escolhido torna-se flexível para noivos com doutrinas diferentes. Ou seja: a escolha do celebrante pode unir as diferentes crenças e proporcionar um casamento que atenda as preferências individuais.

Desvantagens

Necessidade de infraestrutura

O casamento realizado fora da igreja requer estrutura e assessoria eficientes, com bons planejamento e execução.

Restrições na celebração da missa

Outro aspecto diz respeito à escolha do celebrante. O padre da igreja católica não celebra cerimônias em outros locais. Dessa forma, caso um dos noivos apresente essa preferência, a questão deve ser considerada.

Dificuldade na escolha da música para a cerimônia

As músicas da igreja católica, normalmente adotadas em cerimônias de casamento, não são permitidas fora do ambiente da igreja.

Instabilidade de áreas ao ar livre

Os casamentos realizados ao ar livre são lindos e charmosos, porém a chuva pode ser um grande problema.

Considerando algumas dicas para realizar um evento inesquecível

Independentemente da opção de realizar a cerimônia e a festa de casamento em um mesmo local ou em ambientes diferentes, é importante observar alguns aspectos que podem contribuir muito para um casamento inesquecível. Confira as principais dicas:

  • planeje com 1 ano de antecedência;
  • pesquise sites de casamento;
  • verifique a estrutura oferecida pelo local;
  • certifique-se da qualidade dos fornecedores;
  • analise bem a lista de convidados para a celebração;
  • faça uma projeção financeira para a cobertura dos gastos;
  • selecione uma boa loja para a lista de presentes;
  • decida sobre o tipo de música que mais agrada;
  • confira as entrelinhas de contratos de serviços antes de assinar;
  • escolha uma loja especializada para a compra do vestido;
  • organize uma viagem romântica.

Como verificamos, a realização da cerimônia e festa de casamento em um mesmo local oferece mais vantagens do que desvantagens. Mas, independentemente dessa escolha, é possível realizar um celebração inesquecível, seguindo as principais dicas que fornecemos para que tudo saia de acordo com as expectativas.

Gostou do artigo? Para saber mais e receber dicas incríveis no seu e-mail sobre festas de casamentos, assine a nossa newsletter!

Escreva um comentário