Presentear sua filha com evento de 15 anos dos sonhos dela ou realizar uma cerimônia de casamento inesquecível parecem conquistas distantes? Pois saiba que não são! Com o consórcio para festas, esses desejos viram realidade — e o melhor de tudo: sem comprometer o seu orçamento.

Para entender melhor como o consórcio funciona e como ele pode ajudar você a dar uma festa memorável, resolvemos reunir, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para conferir, acompanhe a leitura!

Como funciona o consórcio para festas?

No consórcio para festas, uma administradora de consórcios — autorizada a funcionar pelo Banco Central (Bacen) — abre um grupo para as pessoas que estão interessadas em adquirir um mesmo bem ou serviço.

Após a abertura do grupo, os participantes começam a pagar as parcelas referentes à carta de crédito contratada, e a administradora fica responsável pelo dinheiro dos consorciados e sorteios mensais.

É importante ressaltar que a administradora fica responsável por realizar os pagamentos aos fornecedores da sua festa. Portanto, caso sobre algum valor, ele não vai para a conta bancária dos cotistas, mas para o amortecimento das parcelas restantes do consórcio.

Quanto tempo dura um consórcio para festas?

Não existe uma duração exata. No entanto, esse tipo de consórcio, geralmente, dura de 12 a 48 meses. Isso significa que se você não for sorteado rapidamente, poderá ter que esperar até 4 anos para fazer a sua festa.

A única forma de adiantar a contemplação é a partir de lances. Por isso, o consórcio é uma opção perfeita para quem não consegue economizar ou não está com pressa.

Como eu faço o pagamento das parcelas do consórcio de festas?

Ao aderir uma cota em um consórcio de serviços, o consorciado recebe um carnê com boletos para pagamento das parcelas. Simples, não é mesmo?!

As parcelas do consórcio de festas têm juros?

Diferentemente de um financiamento bancário e de um empréstimo, o consórcio para festas não tem juros. Nele, o cotista paga apenas uma taxa referente a administração do plano que fez.

Contudo, é importante destacar que as parcelas podem sofrer reajustes uma vez por ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Isso por que a inflação pode influenciar o poder de compra da carta de crédito contratada.

Quais são as vantagens de contratar um consórcio para festas?

Ainda não ficou convencido de que vale a pena fazer um consórcio para festas? Então, confira as vantagens dessa modalidade de compra!

Variedade de prazos e parcelas

Com o consórcio, o malabarismo financeiro se torna coisa do passado. Isso porque o cotista pode optar pelas parcelas e prazos que mais se encaixam no seu planejamento financeiro.

Poder de compra e negociação

A carta de crédito recebida durante a contemplação equivale ao pagamento à vista. Isso significa que, ao contratar o consórcio, o participante do grupo ganha a oportunidade de negociar descontos e condições especiais com os fornecedores, visto que não precisarão receber o pagamento parcelado pelos serviços prestados.

Flexibilidade no uso da carta de crédito

Esse tipo de investimento oferece liberdade aos participantes. Se um cotista quiser dedicar toda a quantia da carta de crédito para realizar um evento, ele pode! Se quiser economizar no evento para investir mais na lua de mel, ele também pode. Com o consórcio para festas não há limites, pois o que importa mesmo é realizar sonhos!

Gostou de saber como funciona o consórcio para festas? Quer entender melhor como ocorre a contratação e quais seriam os valores das parcelas? Então, entre em contato com a gente! Nós temos a certeza de que podemos transformar o impossível em possibilidade.

Escreva um comentário