curso de Artes Cênicas oferece ao discente um conjunto de técnicas utilizadas para montagem, interpretação e direção de espetáculos. O aluno aprende a desenvolver suas habilidades corporais e de voz, além de conhecer assuntos específicos sobre história, filosofia etc.

Para sanar as suas dúvidas sobre o assunto, neste artigo apresentamos as principais informações sobre o curso de artes cênicas. Continue a leitura e confira!

Como funciona o curso de Artes Cênicas?

O curso de artes cênicas é oferecido como bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Para ingressar nos estudos, o candidato precisa passar não só pelo vestibular, mas também por uma prova de aptidão, na qual deve apresentar qualidades significativas referentes à arte da representação.

Diferentemente de muitos outros cursos, a prova de aptidão não é uma etapa opcional; ela é obrigatória e avaliativa.

As aulas são divididas entre teóricas e práticas. O estudante aprende sobre assuntos relacionados à filosofia, história, literatura, etc.; ao mesmo tempo , precisa desenvolver técnicas de caracterização, expressão corporal, figurino, maquiagem e voz.

Para se graduar, é imperativa a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dependendo da faculdade, o aluno também deve passar por um ou mais estágios supervisionados.

Qual a duração e a grade básica?

O curso é oferecido em três modalidades: tecnólogo, bacharelado, licenciatura.

Tecnólogo

Como a maior parte dos cursos de tecnólogos, a duração é de 2 anos. Essa modalidade é interessante e indicada para todos os que desejam melhorar o nível de interpretação: expressão corporal, vocal etc.

Licenciatura

Na licenciatura, a duração em média é de 4 anos. Aqueles que querem lecionar devem optar por ela. Ser aprovado no teste de aptidão é um dos requisitos para a continuidade do curso, como explicado.

Bacharelado

Quem deseja focar em dublagem, crítica, cenografia, direção, entre outros, deve seguir pelo bacharelado. A modalidade também tem duração de 4 anos, com disciplinas teóricas e práticas.

As matérias podem variar de acordo com a modalidade escolhida. Porém, no geral, uma grade básica do curso de Artes Cênicas conta com:

  • História;
  • Expressão corporal sonora;
  • Crítica teatral;
  • Jogo teatral;
  • Cenografia;
  • Improvisação;
  • Literatura dramática.

Quais as vantagens e desvantagens do curso?

Um novo curso sempre é uma ótima oportunidade para o crescimento profissional. No caso das Artes Cênicas, o matriculado obtém diversas vantagens e benefícios.

Novas oportunidades no mercado de trabalho

Logicamente, um dos principais benefícios é a abertura para um novo mercado de trabalho. O profissional formado em Artes Cênicas pode seguir em vários caminhos, por exemplo:cenógrafo, ator, diretor, crítico de teatro, entre outros.

Desenvolvimento de processos mentais como concentração e memorização

Por trabalhar muito aspectos voltados à mente humana, o aluno desenvolve habilidades que podem ser utilizadas no dia a dia, como a criatividade e memorização. Isso se deve muito as aulas que exigem bastante concentração e improviso por parte do discente.

Potencialização da expressividade corporal e vocal

O movimento do corpo também é um aspecto bem trabalhado no curso. Por isso, o aluno consegue se expressar perfeitamente com ele e com a voz. Essa aprimoramento é essencial para que a pessoa se comunique com mais facilidade, tanto em termos profissionais quanto sociais.

Desvantagens

A principal desvantagem para o profissional de Artes Cênicas no Brasil é não haver uma maior valorização do artista, com poucas pessoas entendendo, de fato, sobre o assunto.

Todavia, com a internet e o acesso à informação, esse cenário está mudando aos poucos. Além disso, a globalização permite que muitos profissionais se formem no Brasil e iniciem uma carreira fora do país.

Enfim, esses foram alguns dos principais pontos referentes ao curso de Artes Cênicas. Ainda que pouco explorado, o mercado de trabalho no Brasil é extenso e sempre há oportunidades para novos profissionais. Então, analise as informações apresentadas e inicie agora mesmo o seu curso. O sucesso está à sua porta.

Para receber informações como essas no seu e-mail, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Escreva um comentário