fbpx

Uma forte tendência do design de interiores e da decoração atual é o azulejo de metrô, também conhecido como subway tile. Inspirações contendo revestimento de metrô são facilmente encontradas em redes sociais e mídias especializadas. A simpatia pelo material é facilmente entendida quando observamos um ambiente decorado com os tijolinhos, já que o local fica charmoso, elegante e ainda ganha um ar retrô.

Para saber mais sobre essa tendência do mundo da decoração, continue a leitura. Você poderá conferir quais são as vantagens de usar o revestimento de metrô e, ainda, conhecer as aplicações mais comuns desse recurso. Veja também algumas das combinações de estilo que podem se encaixar na sua casa.

O consórcio de serviços foi feito para você. Descubra.

As vantagens de utilizar revestimento de metrô

O azulejo de metrô começou a ser utilizado nas estações de grandes capitais como Londres, Paris e Nova York no início do século XX. Ainda hoje, o estilo é mantido nos embarques e desembarques dessas cidades. Além de charmoso, o subway tile se tornou uma forte tendência de decoração por ter diversas vantagens, como você poderá ler a seguir.

Durabilidade

O revestimento de metrô tem durabilidade maior do que outros materiais, como o papel de parede. Demanda menos manutenção do que a pintura, portanto, só é preciso trocá-lo em caso de reforma. Por isso, recomenda-se que, no momento da compra, sejam adquiridos mais tijolinhos do que o necessário, para repor em caso de uma futura reforma.

Manutenção simples

Já a limpeza do material é muito simples: basta um pano úmido com detergente neutro e uma escova de cerdas macias para deixar o material com aspecto de novo. Em todo caso, é aconselhável consultar o fabricante do material para saber qual produto de limpeza é mais adequado para aplicação.

Outra grande vantagem do revestimento é que, como ele é maior do que as pastilhas usadas em banheiros e cozinhas, por exemplo, gasta-se menos rejunte na aplicação do material. Essa característica também colabora com a limpeza, já que acumula menos sujeira.

Um material eclético e atemporal

O revestimento de metrô se encaixa nos mais diversos estilos. É um material eclético, que orna com ambientes monocromáticos, coloridos, sérios ou despojados. Geralmente, são utilizados em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. No entanto, há outras aplicações, como lavanderia e espaço gourmet.

Você pode instalar os tijolinhos de uma cor só, como o clássico branco, com o rejunte contrastando com a cor do azulejo e, ainda, destacando móveis e a decoração. Deixe a imaginação fluir e decore o ambiente de acordo com a sua personalidade. E não se preocupe! Por se encaixar facilmente nos ambientes, e combinar com diversos estilos, é que se constata que essa não é uma tendência passageira.

simule-um-consórcio-para-reforma
Simule um consórcio para a sua reforma!

Aplicações

Por se tratar de um retângulo, há possibilidade de diferentes aplicações do azulejo de metrô. Cada uma delas tem uma proposta e muda o ambiente completamente. Algumas das aplicações são:

  • linha reta — podem ser colocados um ao lado do outro na horizontal ou na vertical;
  • espinha de peixe — as peças são colocadas na diagonal, criando triângulos que se encaixam;
  • intercalado — formando o famoso “L”, uma peça na horizontal e a outra na vertical.

Como você pôde perceber, o revestimento de metrô é uma tendência forte, mas que veio para ficar. Apesar de estar em alta, o material tem a propriedade de criar uma decoração clássica com um toque vintage. Esse revestimento permite incontáveis combinações com outros componentes da decoração. Sem dúvidas, o subway tile é um ótimo recurso para quem quer investir na decoração de casa.

Gostou deste artigo sobre como o revestimento de metrô é usual para a decoração? Aproveite a visita e saiba como funcionam os consórcios de serviços para reformas e construções!

Escreva um comentário