Quando se fala em consórcio, existem duas formas de contemplação: sorteios e lances.

Nesse artigo, vamos explicar cada uma delas e solucionar todas as suas dúvidas sobre o tema. Saiba tudo sobre a contemplação por sorteio e a contemplação por lance.

Sorteio

O sorteio é uma das formas de contemplação no consórcio. Uma vez por mês, a Embracon realiza assembleias que são transmitidas ao vivo. Nelas, são utilizadas esferas numeradas que correspondem às cotas do grupo que o consorciado participa.

Em seguida, 10 bolinhas são retiradas. O sorteado, no caso, é o 10º número.

Os demais são considerados reservas na ordem inversa.

Por exemplo, na hipótese de o sorteado não conseguir declarar documentações, o contemplado será o próximo – no caso, o correspondente à 9ª bolinha.

Se o 9º não puder, vai o próximo: o 8º. E assim sucessivamente, até que seja encontrado o sorteado de uma cota.

Lance

Outra forma de contemplação é o lance. Caso o consorciado queira ofertar um lance no consórcio, deve fazer uma oferta de maneira sigilosa até  às 23h59 do dia anterior à assembleia mensal.

As ofertas são registradas em percentuais sobre o valor do crédito. Na assembleia, as ofertas são apuradas. Em seguida, o lance que possui a maior representação em percentual do bem escolhido é considerado o vencedor.

Confira as modalidades de lance a seguir:

  • Lance Fixo: Esta modalidade de lance é uma facilidade que a Embracon oferece aos clientes. A partir dela, é possível obter o bem com uma oferta de 25%. No entanto, o percentual pode variar conforme as características do grupo. Nesta modalidade, só concorrem clientes que ofertaram este percentual, e o desempate ocorre pela 10ª bolinha do sorteio.
  • Lance Fixo de 50%: nessa modalidade, o consorciado pode ofertar até metade do valor do bem. Se for contemplado, pode utilizar até 25% do crédito (ou seja, o lance facilitado) para quitar o lance. Verifique com nossa Central de Relacionamento se o seu grupo permite essa modalidade de lance. Há possibilidade de uso do FGTS para cobertura de lance no consórcio de imóveis.

formas de Contemplação no consórcio

De acordo com a Nova Lei, o prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis, contados a partir da data da contemplação.

Mas, fique atento! Não existe um prazo pré-determinado para a contemplação.

Como o sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como saber quando você será sorteado.

Além disso, a oferta de um lance não é garantia de contemplação. Afinal, os lances são sigilosos, e não há como garantir se o valor que você pretende ofertar como lance vai lhe garantir contemplação.

Se algum vendedor prometer contemplação em um determinado período de tempo, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, poderão participar das assembleias, independente de ser por sorteio ou por lance.

8 Comentários

    • Amanda Goncalves Responder

      A devolução para clientes cancelados consiste no seguinte critério: mesmo cancelada, sua cota continua participando dos sorteios mensais, agora como cancelada, para que assim que sorteada possa receber os valores com as devidas deduções contratuais (taxas administrativas e multa contratual). A devolução de valores poderá ocorrer até a ultima assembleia de seu grupo.

      Para que possa verificar sobre sua cota entre em contato com nosso central pelo 0800 889 0999 ou 4003 9999. 🙂

    • Amanda Goncalves Responder

      Oi Aelson! Como vai?

      No lance livre, a cota contemplada (de acordo com o saldo disponível no grupo) será a que ofertar o maior percentual.
      Já no lance fixo, todas as cotas que ofertarem exatamente 25% ou 50% concorrem nessa modalidade. Assim, a cota que mais se aproximar da décima bolinha sorteada será a contemplada (de acordo com o saldo disponível no grupo).

    • Amanda Goncalves Responder

      Oi, Douglas! Sim, mas é importante que analise a média de seu grupo para que a oferta se enquadra. 😉

  1. Fabiana Perrella Responder

    O que significa a mensagem “Não houve apuração do sorteio nesta assembleia. Nenhuma ocorrência para o grupo”

    • Amanda Goncalves Responder

      Oi, Fabiana! Isto é porque o resultado da assembleia ainda não está disponivel para o mês, para que possa confirmar o motivo de ainda não estra entra em contato com nossos canais de atendimento pelo 0800 889 0999 ou 4003 9999, vamos analisar seu grupo. 🙂

Escreva um comentário