fbpx

Existem algumas formas de adquirir bens e imóveis, e pagar um consórcio é uma delas, assim como o financiamento e a compra à vista. As diferenças entre consórcio e financiamento são claras: o primeiro geralmente é mais barato, mas é possível que você demore um pouco mais para obter o bem.

Muitas pessoas utilizam o consórcio não apenas para comprar carros, mas também motos, caminhões, casas e até eletrodomésticos. Independentemente do objetivo, é importante manter as obrigações financeiras em dia ao adquirir uma cota.

Quer saber como fazer isso? Confira neste post as melhores práticas!

Como pagar um consórcio?

Caso você não esteja conseguindo arcar com o pagamento das mensalidades do consórcio, há algumas opções para não ficar inadimplente:

  • tente vender sua cota para alguém interessado. O valor fica à sua escolha, mas o importante é não continuar com a dívida;
  • veja se é possível alterar o valor da sua carta de crédito, o que diminuirá o valor das suas prestações para que possa pagar uma quantia que caiba no seu orçamento;
  • peça à administradora para sair do grupo. Provavelmente você terá que pagar uma multa e aguardar ser contemplado para pegar de volta o dinheiro que já pagou.

Quais são as melhores práticas para pagar um consórcio?

Organização é crucial para dar conta dos pagamentos do consórcio. Sabemos disso e separamos 5 práticas que vão ajudá-lo a chegar até o fim do processo e realizar sua meta. Confira!

1. Faça um planejamento financeiro

É fundamental fazer um planejamento financeiro para pagar todas as parcelas e não ter problemas de inadimplência. Também entenda que o valor mensal é reajustado conforme contrato para que a última pessoa sorteada tenha o mesmo poder de compra que a primeira.

Esse valor varia conforme o móvel, imóvel, eletrodomésticos de referência para a compra ou segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além de pagar o valor das parcelas, você precisa se planejar para dar conta das despesas mensais. Por isso, aproveite o momento antes da contemplação para se programar.

2. Entenda o contrato em sua totalidade

Não assine nada sem antes entender o contrato por completo. Tire todas as suas dúvidas com o consultor e recorra ao aconselhamento jurídico se julgar necessário.

No contrato devem constar todos os direitos e deveres de ambas as partes, valores das parcelas, prazos, possibilidades de troca de bem, reajustes, transferência da cota e outras questões. Fique atento às taxas (como adesão e administração) para não ser pego de surpresa e poder fazer o seu planejamento financeiro corretamente.

3. Ajuste o padrão de vida

Algumas pessoas gastam tudo o que ganham ou até além do que recebem. Portanto, o próximo passo do planejamento financeiro se relaciona ao padrão de vida.

O recomendado é realizar ajustes, cortes e substituições para gerar economia. Como um consórcio tem um tempo de duração mais longo, não se pode simplesmente viver sob privações. Por isso, o ideal é transformar o modo de viver da família para incluir a parcela consorciada nas contas a serem pagas.

4. Elimine suas dívidas

É indicado quitar os débitos para ter um orçamento pessoal livre, sobre o qual você vai trabalhar. Negocie valores, antecipe pagamentos e busque comprar à vista e de forma programada. Assim o pagamento do consórcio se torna mais brando.

5. Projete sua situação financeira

Se for assalariado, pense na estabilidade da sua carreira, na possibilidade de crescimento e de aumento de ganhos. Caso trabalhe por conta própria, avalie como conseguirá manter o fluxo de renda para pagar as prestações.

Considere, ainda, questões do mercado, como possíveis crises financeiras. Se for viável, monte um fundo de reserva que possa ser continuamente alimentado. Assim você terá como quitar as prestações em caso de necessidade.

Em resumo, ao empregar essas orientações de como fazer um planejamento financeiro, você terá mais sucesso ao pagar um consórcio. Ao final, se tornará dono do que tanto sonhou.

Gostou do post? Então evite a desorganização financeira obtendo mais conteúdos por meio da nossa newsletter! Assine e mantenha-se informado!

Escreva um comentário